quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Europa - experiências na primeira pessoa...


A época 2011/2012 é mais uma em que nenhuma equipa masculina de Portugal participa nas competições europeias de basquetebol, esbanjando mais uma enorme oportunidade de partilha, aprendizagem e crescimento.
Por ter tido o previlégio de me estrear pela minha equipa senior (Beira Mar) precisamente num jogo de competições europeias (FIBA Europe - Taça Korac) na Áustria, por ter participado em mais jogos deste cariz e por ter ajudado a elevar o nome de Portugal também no contexto do basquetebol Universitário (EUSA - CEUB), inicio hoje uma série de reflexões com o basquetebol europeu como tema central.
Aqui partilho, para já, os cartazes de dois dos jogos que realizei nas competições da FIBA Europe:



A propósito do lançamento do livro comemorativo dos primeiros 10 anos de campeonatos europeus universitários, também aqui deixo o cartaz do último CEUB (Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol) em que participei (Creta, 2009). Essa participação conferiu à Universidade de Aveiro o estatuto de 3ª (Terceira!) universidade de toda a Europa com mais presenças nestes campeonatos, durante a primeira década da sua realização. Um enorme orgulho, cujos contornos partilharei aqui convosco, ao longo desta série dedicada à Europa.




"A Associação Europeia de Desporto Universitário – EUSA lançou o livro: EUSA Book 'First Ten Years: 1999-2009’. Este livro marca os primeiros 10 anos de história do Desporto Universitário na Europa.

Portugal assumiu um papel importante e deu o seu forte contributo desde a fundação da EUSA. De referir que a FADU é membro fundador e o primeiro Comité Executivo da EUSA teve um elemento português, Filipe Santos, ex-presidente da FADU.

Em 2 rankings, Portugal está em 4º lugar, no número de participações e no de organizações neste período. Destacamos que fomos um dos dois primeiros países a organizar um Campeonato Europeu Universitário. O CEU de Basquetebol decorreu em Aveiro no ano de 2001. Para além deste, em mais 2 ocasiões, organizamos a 1ª edição de um CEU, Golfe e Taekwondo em 2009.
" in FADU - Federação Académica do Desporto Universitário

O livro encontra-se disponível para download em: European University Sports Association - First Ten Years: 1999 - 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário