terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Treino Mental: Visualização

Houve vários momentos que mudaram a minha forma de ser e de estar no basquetebol.
Este aconteceu, felizmente, quando eu tinha 14 anos...
Nesse dia, o meu treinador de então (Sérgio Salvador) disse-me, após um treino: "Oi Fernando, tenho uma coisa pra você ver! Tenho a certeza que vai gostar!". E entregou-me uma cassete de VHS.
Em boa hora o fez!
Cheguei a casa, jantei, e coloquei a cassete no leitor para ver a surpresa que o meu treinador tinha para mim...
Ao fim de poucos segundos já os olhos estavam bem abertos e o coração começava a bater mais forte.
Nunca tinha visto nada igual e era feito por um ser humano. Ali estava uma pessoa, como eu, a fazer coisas que eu nem sonhava serem possíveis... 
Foi a primeira "directa" que fiz em toda a minha vida. Só naquela noite devo ter visto o conteúdo da cassete mais de meia dúzia de vezes. E a cada cena, a cada movimento de sonho, rebobinava, punha em "slow motion" e tentava imitar o mais fielmente possível, como se de um jogo de espelhos se tratasse...
Escusado será dizer que o dia seguinte foi duro na escola!
Mas, ainda que sem saber, tinha acabado de dar os meus primeiros passos numa arte que veio a transformar completamente a forma de trabalhar, desenvolver e aplicar o meu basquetebol.
A arte da VISUALIZAÇÃO!...
Ah, a cassete de VHS tinha escrito: "MJ Come Fly With Me!"... E eu, literalmente, aceitei o convite!
Eu, e muitos outros como eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário