quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Servir para Liderar


"Quem quiser ser líder, tem de servir primeiro. Se quer liderar, deve aprender a servir." - Jesus Cristo

Este é o conceito primordial a apreender por parte de quem lidera pessoas! Seja em família, em empresas, em equipas, em organizações voluntárias, militares ou estatais. A frágil linha entre Poder e Autoridade deve ser identificada e, apesar de todos os benefícios, segurança e conforto do exercício do Poder, esse mesmo Poder resultará na natural degradação das relações se a aposta não for clara e contínua na Autoridade (reconhecida). A Liderança deve passar então por uma análise periódica dos paradigmas que regem a nossa "viagem" nesta vida, sempre com a disposição verdadeira de procedermos regularmente a mudanças nos nossos comportamentos.
A Liderança começa com a vontade, que é a capacidade única que os seres humanos possuem de sintonizar as suas intenções com as suas acções e de escolher o seu comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos AMAR, isto é, satisfazer as necessidades legítimas e reais (não os desejos) daqueles que lideramos. Para satisfazermos as necessidades dos outros teremos de nos predispor a servir e, inclusivamente, a fazer sacrifícios. Quando servimos e nos sacrificamos em prol dos outros, construímos autoridade e influência. E quando exercermos a nossa autoridade sobre as pessoas, teremos ganho o direito de sermos designados por LÍDERES.
Ao invés, podemos sempre optar por ser um "gestor gaivota", indivíduo que voa periodicamente para a área de alguém, faz muito barulho, larga excrementos em cima das pessoas, talvez até coma a sua comida e depois desaparece.
A MUDANÇA contínua dos paradigmas que regem a nossa vida partirá sempre de dentro de cada um de nós!

Ou, como diz um ancestral provérbio chinês: "se você não mudar de direcção, acabará por chegar exactamente ao lugar de onde partiu"...

   

Sem comentários:

Enviar um comentário